"Regresse à Página Principal"

 

   
 
 

:: DOS 0 AOS 6 MESES

 
Desenvolvimento Físico

•  Processo de fortalecimento gradual dos músculos e do sistema nervoso: os movimentos bruscos e descontrolados iniciais vão dando lugar a um controlo progressivo da cabeça, dos membros e do tronco:

•  Por volta das 8 semanas é capaz de levantar a cabeça sozinho durante poucos segundos, deitado de barriga para baixo;

•  Controlo completo da cabeça por volta dos 4 meses: deitado de costas, levanta a cabeça durante vários segundos; deitado de barriga para baixo, começa a elevar-se com apoio das mãos e dos braços e virando a cabeça;

•  Por volta dos 4 meses o controlo das mãos é mais fino, sendo capaz de segurar num brinquedo;

•  Entre os 4 e os 6 meses utiliza os membros para se movimentar, rolando para trás e para a frente; apresenta também maior eficácia em alcançar e agarrar o que quer ou a posicionar-se no chão para brincar;

•  Desenvolve o seu próprio ritmo de alimentação, sono e eliminação;

•  Desenvolvimento progressivo da visão:

•  Com 1 mês, é capaz de focar objectos a 90 cm de distância;

•  Progressivamente será capaz de utilizar os dois olhos para focar um objecto próximo ou afastado, bem como de seguir a deslocação dos objectos ou pessoas;

•  Entre os 4 e os 6 meses a visão e a coordenação olho-mão encontram-se próximas da do adulto;

•  Desenvolvimento da função auditiva:

•  Entre os 2 e os 4 meses, o bebé reage aos sons e às alterações do tom de voz das pessoas que o rodeiam;

•  Por volta dos 4-6 meses, possui já uma grande sensibilidade às modulações nos tons de voz que ouve;

 
Desenvolvimento Intelectual

•  A aprendizagem faz-se sobretudo através dos sentidos;

•  Vocaliza espontaneamente, sobretudo quando está em relação:

•  A partir dos 4 meses, começa a imitar alguns sons que ouve à sua volta;

•  Por volta do 6º mês, compreende algumas palavras familiares (o nome dele, "mamã", "papá"...), virando a cabeça quando o chamam;

 
Desenvolvimento Social

•  Distingue a figura cuidadora das restantes pessoas com quem se relaciona, estabelecendo com ela uma relação privilegiada;

•  Imita os movimentos, fixa os rostos e sorri (aparecimento do 1º sorriso social por volta das 6 semanas);

•  Aprecia bastante as situações sociais com outras crianças ou adultos;

•  Por volta dos 4 meses: capacidade de reconhecimento das pessoas mais próximas, o que influencia a forma como se relaciona com elas, tendo reacções diferenciadas consoante a pessoa com quem interage. É também capaz de distinguir pessoas conhecidas de estranhos, revelando preferência por rostos familiares;

 
Desenvolvimento Emocional

•  Manifesta a sua excitação através dos movimentos do corpo, mostrando prazer ao antecipar a alimentação ou o colo;

•  O choro é a sua principal forma de comunicação, podendo significar estados distintos (sono, fome, desconforto...);

•  Apresenta medo perante barulhos altos ou inesperados, objectos, situações ou pessoas estranhas, movimentos súbitos e sensação de dor;

 
 
 
 


-----------------------------
______________________