"Regresse à Página Principal"

 

   
 
 

GAGUEZ

Por Gonçalo Leal :: Terapeuta da Fala

In Expresso
 
 

Quem não tem um amigo ou conhecido que gagueje?
A tendência natural é de «ajudar» concluindo as palavras por ele ou dizendo «fala com calma», «respira». Preocupamo-nos com a forma e não com o conteúdo.
Nada mais errado.
Ao contrário da visão estereotipada que temos, a gaguez não tem origem na ansiedade, timidez ou insegurança. A gaguez é uma perturbação da fala de causa multifactorial. Caracteriza-se por interrupções no discurso que quebram a sua espontaneidade e que estão, por vezes, associadas a manifestações físicas (piscar de olhos, aumento da tensão muscular). Não se encontra, como muitos pensam, relacionada com falta de inteligência ou problemas de saúde mental. A gaguez surge sobretudo na infância, podendo prolongar-se e agravar-se durante a vida adulta. Num mundo onde a comunicação condiciona as nossas vivências, estas dificuldades podem manifestar-se na vida académica (vergonha de participar nas aulas e reservas na escolha da profissão), laboral (condicionando o desempenho e a progressão da carreira) e social (recusa em falar para não ser gozado ou, simplesmente para não aborrecer o ouvinte).

 
A GAGUEZ NÃO TEM ORIGEM NA TIMIDEZ, ANSIEDADE OU INSEGURANÇA

 

O Terapeuta da fala avalia a dimensão do problema e orienta os indivíduos (ou pais e professores) fornecendo as estratégias necessárias à eliminação/minimização do problema. Nunca é tarde para tratar a gaguez, uma dificuldade que condiciona gravemente o dia-a-dia de milhares de pessoas.

 

 
 
Marcação consulta:
 Lisboa: Leiria:
 
 
INSIGHT-Psicologia
LISBOA: Rua do Conde de Redondo, 60, 5º Piso 1150-108 Lisboa
LEIRIA: Rua Dr. João Soares, Lote A, r/c Esq. 2400-448 Leiria
 
 
 
______________________