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:: TERAPIA DA FALA

5- Leitura e Escrita
 

Patologias da Leitura e Escrita:
 
Dislexia
 
Disgrafia
 
Disortografia

O termo dislexia é aplicável a uma situação na qual a criança é incapaz de ler com a mesma facilidade com que lêem os seus pares, apesar de possuir uma inteligência normal, saúde e órgãos sensoriais intactos, motivação e incentivos normais, bem como instrução adequada.

Causas:

- De evolução – genéticas

- Sequelas de lesão neurológicas

- Por imaturidade cerebral

- Provisórias

 

 

 

 

 

 

Perturbação funcional que afecta a qualidade da escrita, ao nível do traço ou da grafia (diferente das grafias que são manifestações das afasias – causa neurológica).

Causas:

- pouca maturidade (motricidade, lateralidade)

- características próprias (factores de personalidade, instável, lento, factores psicoafectivos, estado e tensão emocional)

- causas pedagógicas

 

 

 

 

 

 

 

Dificuldade para transmitir o código linguístico falado ou escrito através de grafemas ou letras, respeitando a associação grafo-fonetica e as regras de ortografia.

Causas:

- causas perceptivas (percepção e memoria visual e auditiva; dificuldades espaço-temporal)

- causas intelectuais (imaturidade intelectual)

- causas linguísticas (dificuldades articulatórias; desconhecimento ou dificuldades de utilização de vocábulo)

- causas afectivo-emocionais

- causas pedagógicas (métodos não adequados às necessidades diferenciais dos alunos)

 

 
00Veja quais os sinais de alarme a ter em conta (clique aqui)

Encontre, aqui, quais os sinais de alarme no desenvolvimento da comunicação da criança. Perante estes sinais, que são indicadores de possíveis problemas ao nível da fala, não hesite em marcar um consulta de Terapia da Fala.

 
 
 
 


 
 
 
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